terça-feira, 20 de novembro de 2012

Equipamento de Proteção Individual - NR 6 EPI


A NR 06 Equipamento de Proteção Individual – EPI, trata de todos os dispositivos de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinados à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a integridade física e a saúde do trabalhador. Todo EPI deve ter CA (Certificado de Aprovação) aprovado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e quando de sua aquisição deve-se ouvir a CIPA e os trabalhadores.
O Técnico de Segurança do Trabalho dentro de suas atribuições, deve indicar e orientar/treinar os   trabalhadores quanto à forma correta de uso e conservação dos EPI’s, de modo a manter a integridade física dos trabalhadores.  
O EPI deve ser utilizado como medida complementar, quando medidas de ordem geral não ofereçam segurança completa, enquanto medidas coletivas estejam sendo implantadas e em situações de emergência. Não deve ser utilizado como último recurso.
As empresas devem ter normas e procedimentos para entrega, utilização, conservação e higienização dos EPI's, utilizados em todas as funções. Seguir uma politica definida para compra e aquisição dos equipamentos de uso individual, embasada na NR 6 , de forma a proporcionar a proteção aos riscos existentes. 
O importante é trabalhar em um ambiente seguro, correr riscos é desnecessário.







Link Site MTE para consulta CA de EPI's
Dica: Utilize o Internet Explorer no modo de compatibilidade para acessar a consulta



Link Site INMETRO para consulta Certificados de EPI's



Modelo de termo de entrega de EPI


Modelo de avaliação de EPI
http://www.4shared.com/office/fBVfUGaF/Avaliacao_EPI.html


Modelo de Matriz de EPI's


Modelo de Procedimento de Aquisição, 
Controle, Higienização e Uso de EPI's

Nenhum comentário:

Postar um comentário