sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Sistema de Gestão Integrado - SGI

O Sistema de Gestão Integrado - SGI deve ser viabilizado, isto é, para ter garantido a execução correta de suas ações e os resultados previstos, necessitam estarem sustentados por uma POLÍTICA, que podemos definir como sendo um compromisso da empresa no campo da Segurança, Saúde Ocupacional, Meio Ambiente e Qualidade.
A empresa deve exercer seu papel nas relações com seus colaboradores no sentido de assegurar condições de trabalho seguras, saudáveis e produtivas. A implantação de uma política deve ser através de estratégias e planos de ação, através do gerenciamento efetivo e ainda da contribuição individual de seus colaboradores, suportado pela educação, treinamento e capacitação.
Ao implantar o Sistema de Gestão Integrado, as empresas devem ter como base, que todas as lesões podem ser prevenidas e assim promover a implantação de medidas eficazes neste sentido, associando em suas atividades um alto padrão de consciência em Segurança e a disciplina que esse princípio demanda.
Devendo:
Conduzir todas as atividades de forma a evitar danos e promover a preservação da saúde e a integridade física dos colaboradores, e a promover de forma apropriada à qualidade de vida no trabalho;
Desenvolver atividades no sentido de garantir um ambiente de trabalho o mais saudável possível, eliminando e/ou neutralizando os agentes ambientais ali identificados;
Desenvolver atividades, com o objetivo de garantir a preservação do meio ambiente, controlando todo seu resíduo que será descartado de maneira segura e responsável. 
As ações do SGI deve conter no mínimo:
  • Atendimento aos requisitos legais;
  • Planejamento em Segurança;
  • Reuniões de alinhamento/ajustes do escopo;
  • Procedimentos de trabalhos/Ordens de Serviços;
  • Integrações de Segurança;
  • Treinamentos específicos por função/atividade;
  • Reciclagens dos colaboradores;
  • Análise de Risco por função e tarefa;
  • Auditoria do Sistema de Gestão Integrada.



Benefícios para a implantação do SGI

Melhoria no desempenho;

Competitividade;

Novos investimentos;

Redução de perdas e custos;

Desburocratização de documentos;

Melhoria na comunicação interna e externa;

Satisfação do cliente;

Disseminação da Cultura de segurança;

Controle dos perigos e redução dos riscos;

Redução de afastamentos e acidentes;

Diminuição dos Riscos e Poluição Ambiental;

Gerenciamento de recursos;

Garantia da integridade física e saúde dos colaboradores;

Valorização da imagem da empresa;

Redução de ações trabalhistas;
Entre outros benefícios.



Toda empresa deve ter um sistema de melhoria contínua, de forma a melhorar seus processos, principalmente se a melhoria aumentar sua participação no mercado reduzindo seus custos, aumentando a eficácia da produção de forma a garantir a satisfação de seus clientes.
O Sistema de Gestão da Qualidade pode auxiliar as empresas nesse processo. O padrão utilizado mundialmente é a Norma ISO 9001, relacionada a todo o negócio da empresa, impulsionando a organização no atendimento ao cliente e no aprimoramento do sistema operacional.
A Norma ISO 9001 aplica-se a todos os setores econômicos, seja de grande ou pequeno porte.



                                                                            




    
As práticas do desenvolvimento sustentável são as tendências da conscientização da sociedade e empresas para os problemas do meio ambiente no planeta.

A ISO 14001 é uma norma internacional que especifica um processo de controlar e melhorar o desempenho ambiental das empresas.

O Sistema de Gestão Ambiental é uma parte utilizada para desenvolver e implementar uma política ambiental e de forma a gerenciar seus aspectos ambientais.

Aspecto ambiental elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente.
NOTA Um aspecto ambiental significativo é aquele que tem ou pode ter um impacto ambiental significativo.

Impacto ambiental qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização

Referência ISO 14001



A OHSA 18001 é uma Norma internacional, aplicável a todas empresas de todos os setores econômicos e de pequeno e grande porte.
O compromisso das empresas com a segurança, saúde e qualidade de vida de seus colaboradores no ambiente de trabalho é um grande diferencial e fortalece as empresas perante a sociedade.

A certificação OHSAS 18001 atesta o controle das empresas sobre seus perigos/riscos e asseguram o cumprimento da lei, demonstrando a determinação e o desempenho na área de Segurança e Saúde Ocupacional. O mais importante é a redução e/ou eliminação dos perigos e riscos que impactam nos números de acidentes e doenças ocupacionais



Versão livre para treinamentos OHSAS 18001
                                                                                         
                                                                                                   
Diretrizes sobre Sistemas de Gestão de 
                                             Segurança e Saúde no Trabalho                                                


Sistema de Gestão de Segurança - OIT


Caderno sobre SMS lançado no dia 21 de setembro de 2012 e 
Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro

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