terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Diálogo de Segurança - DDS/DSS


O Diálogo de Segurança é um dos principais métodos e/ou ferramenta administrativa, de prevenção de acidentes do trabalho, que deve ser utilizado para conscientização e maior percepção dos trabalhadores quanto aos riscos existentes nos locais de trabalho e a promoção da saúde.

O Diálogo tem sua definição como uma conversa entre duas ou mais pessoas, troca de ideias para se chegar a um bom entendimento.
Os Diálogos Diários de Segurança tem como objetivo, treinar, educar, criando condições para que os trabalhadores, discutam, troquem informações e ideias relacionadas ao ambiente de trabalho, de forma a garantir a realização dos trabalhos com maior segurança, devendo ser realizados entre 5 e 10 minutos, para não impactar nas atividades diárias. Podendo ser realizado em qualquer lugar onde a equipe se sinta à vontade, e é uma prática de segurança, que acontece naturalmente e que trabalha o lado comportamental dos colaboradores.
A diversificação dos temas abordados nos Diálogos de Segurança é muito importante e uma dica é além de Segurança do Trabalho, trazer assuntos Off The Job (Fora do Trabalho), Meio Ambiente, Qualidade, Saúde entre outros temas, introduzindo assuntos interessantes e atuais de forma clara e simples.
O Diálogo Diário e/ou Semanal se aplicado de maneira correta, torna-se uma ferramenta muito poderosa na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, garantindo maior qualidade de vida aos colaboradores.
É importante ressaltarmos a necessidade de registro que comprovem a realização dos Diálogos de Segurança.





Modelo de planilha de registro de DDS
http://www.4shared.com/office/iV4OzcT2/Lista_de_Presena_Dilogo_de_Seg.html


No link abaixo você terá acesso a Galeria de DDS - SESI 
e muito mais material disponíveis para downloads



DDS - CPFL - 1

DDS - CPFL - 2


DDS Petrobras (em construção)


DDS - TEMAS LIVRES
http://www.4shared.com/office/YAXZqWdu/DDS_-_Temas_livres.html

DDS - Acidentes com Animais Peçonhentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário