domingo, 30 de dezembro de 2012

Espaços Confinados - NR 33


Espaço confinado é todo lugar que possui entradas ou saídas limitadas ou restritas como, por exemplo: vasos, colunas, tanques fixos, tanques para transporte, contêiners  silos, diques, armazéns de estocagem, caixas subterrâneas, etc.; que não está designado para uso ou ocupação contínua, ou ainda que possua uma ou mais das seguintes características; contém ou conteve potencial de risco na atmosfera, possui atmosfera com deficiência de O² (menos de 19,5%) ou excessos de O² (mais de 22%), possui configuração interna tal que possa provocar asfixia, claustrofobia, e até mesmo medo ou insegurança e possui agentes contaminantes agressivos à segurança ou à saúde.
Nem sempre é fácil identificar um espaço confinado. Para reconhecermos um espaço confinado, é preciso conhecer o potencial de risco de ambientes, processos, produtos, entre outras situações, porém o mais sério risco se concentra na atmosfera do ambiente confinado.
Como sabemos o mínimo permissível para a respiração segura gira em torno de 19,5% de O². Teores abaixo deste podem causar problemas de descoordenação (15 a 19%), respiração difícil (12 a 14%), respiração bem fraca (10 a 12%), falhas mentais, inconsciência, náuseas e vômitos (8 a 10%), morte após 8 minutos (6 a 8%) e coma em 40 segundos (4 a 6%). Convém salientarmos que a presença de gases considerados inertes ou mesmo de inflamáveis, considerados como asfixiantes simples, desloca o oxigênio e, por conseguinte tornam o ambiente impróprio e muito perigoso para a respiração. Logo, antes de entrarmos no interior de espaços confinados devemos monitorá-lo e garantirmos a presença de oxigênio em concentrações na faixa de 19,5 e 22%.
Os trabalhos de solda, cortes a quente, tratamento térmico, funcionamento de motores a combustão no interior de espaços confinados, pode criar atmosferas de alto risco ou perigosas. A deficiência de oxigênio é causada pelo seu consumo, nas reações de combustão ou nos processos de oxidação, ou ainda deslocada pelos produtos de combustão. Os gases tóxicos, como o CO, são produzidos pela incompleta combustão. Outros gases podem ser produzidos pelo material aquecido; cádmio, por exemplo, vapores de mercúrio, chumbo e outros metais pesados.
É muito importante que os trabalhadores saibam que um ambiente confinado muda suas condições, com a sequência dos trabalhos, portanto monitoramento, acompanhamento e observações periódicas  são imprescindíveis.


Condição ambiental aceitável é o ambiente confinado onde não existam riscos atmosféricos e onde critérios técnicos de proteção permitam entrada e permanência para trabalho em seu interior.

Trabalhador Autorizado é o trabalhador capacitado para entrar no espaço confinado, ciente de seus direitos e deveres e conhecimentos dos riscos e medidas de controle existentes..

Vigia é o indivíduo treinado e equipado corretamente, que permanece o tempo de duração do trabalho, do lado de fora do ambiente, de forma a intervir em socorro dos executantes do trabalho, caso seja preciso.

Supervisor de entrada é o trabalhador com capacitação e responsabilidade pela determinação se as condições de entrada são aceitáveis e estão presentes numa permissão de entrada.

Emergência é qualquer tipo de ocorrência anormal que gera danos pessoais, ao meio ambiente e ás propriedades, incluindo as falhas dos equipamentos de controle ou monitoramento dos.

Permissão de entrada é um documento padronizado na empresa, reconhecido por todos os envolvidos com este tipo de trabalho. Autoriza o(s) empregado(s) relacionado(s) a entrar em ambiente confinado. Esta permissão define as condições para a entrada. Lista os riscos da entrada e estabelece a validade da permissão (não pode ser superior a uma jornada de trabalho). 

IPVS - Imediatamente Perigosa à Saúde ou à Vida  é qualquer condição que cause uma ameaça retardada ou imediata à vida ou que causaria efeitos adversos à saúde irreversíveis ou que interferiria com a habilidade dos indivíduos para escapar de um espaço confinado sem ajuda.


Nomas ABNT Espaços Confinados:
NBR 14606 - Postos de serviço - Entrada em espaço confinado;

NBR 14787 - Espaço confinado - Prevenção de acidentes, procedimentos e medidas de proteção.




GUIA TÉCNICO NR 33 MTE
MINISTÉRIO TRABALHO E EMPREGO


Modelo de Programa de
Gestão de Espaços Confinados




Modelo de Permissão de Trabalho - PT



Fluxograma de identificação e avaliação de risco em Espaço Confinado


Livreto do Trabalhador 
FUNDACENTRO


Desafios NR 33


Espaços Confinados - FUNDACENTRO


O perigo do Espaço Confinado

(Oculto e silencioso)





Acidente com solda em Espaços Confinados



Análise de Acidente em Espaço Confinado
(Pintura Tinta Spray)
 


Funk NR 33 - Espaços Confinados 


Acidente Fatal em Espaço confinado 
(Não observar a obrigatoriedade da utilização de 
Equipamentos de Segurança EPI/EPC)


Acidente Fatal em Obra de Fundação


Resgate em Espaço Confinado
(Improvisação e Falta de Equipamentos Individual e Coletivo)


Resgate em Espaço confinado/Altura
(Improvisação e Falta de Equipamentos Individual e Coletivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário