domingo, 2 de dezembro de 2012

Trabalhos de Jardinagens e Paisagismos


O setor de Jardinagem e Paisagismo tem muitas singularidades, estando intimamente relacionado à construção civil. Este setor também deve sempre observar as aplicações das Normas de Segurança do Trabalho do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), implementando os princípios gerais da ação preventiva, tais como: A elaboração e execução do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), de forma a avaliar os riscos ambientais e ocupacionais aos quais os trabalhadores estão expostos, contribuindo para a conscientização e aceitação dos valores da prevenção.
Os riscos de cada ambiente de trabalho devem ser observados individualmente, de forma abrangente e profunda e entre as principais atividades desenvolvidas pelos profissionais das áreas de Jardinagem e Paisagismo, devem-se observar os aspectos de segurança em especial aos trabalhos realizados em altura, taludes, no uso de máquinas e a aplicação de produtos químicos (Pesticidas, Agrotóxicos).
Devemos elaborar procedimentos e realizar treinamentos de segurança que permitam o efetivo controle das situações de exposições a riscos ambientais e da saúde ocupacional dos trabalhadores e que devem ser elaborados a partir da concepção de novos projetos e até mesmo na realização de manutenção de jardins, parques, rodovias entre outros.
A constante evolução do setor, com novos materiais, equipamentos e processos, bem como a tendência do mercado de passar para um nível superior de qualidade, produtos e serviços exigem uma revisão constante destes procedimentos de segurança e o empregador deve garantir que todos os trabalhadores sejam treinamentos nas novas tecnologias adquiridas e/ou mudança dos procedimentos de trabalhos.
Os trabalhadores devem conhecer bem seu trabalho como também os possíveis riscos existentes nos  ambientes de trabalho e não devendo esquecer da conscientização quanto ao uso dos EPI's indicados para cada atividade.

Manutenção em rodovias (roçada mecânica)
(Trabalhadores utilizando todos os EPI's indicados para essa atividade)

Poda de árvores
(Trabalhador sem óculos/viseira facial, capacete, luvas)

Poda de árvores (Palmeira)
(Trabalhador sem equipamentos de segurança/proteção, expondo-se a riscos desnecessários)




Modelo de PPRA Jardinagem e Paisagismo


Modelo de Ordem de Serviço Jardineiro - OS

Nenhum comentário:

Postar um comentário