quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Brigada de Incêndio/Emergência


As Brigadas de Incêndio/Emergência tratam de um dispositivo legal e tem a função específica de prontidão, para estar pronta para agir de imediato em situações de emergência, formada por grupos de funcionários de diversas áreas das empresas, condomínios, hospitais, escolas, indústrias, comércio, supermercado, entre outros estabelecimentos, com objetivo de atuar até a chegada do Corpo de Bombeiros/SAMU.
Sua ação é vital nos primeiros minutos do princípio do incêndio e/ou emergência, antecede a chegada do Corpo de Bombeiros/SAMU e sua eficácia, preserva patrimônios e principalmente vidas dos colaboradores.
 Pela sua importância, sua obrigatoriedade esta prevista na Lei Federal 6.514/77 relativa a Segurança e Medicina do Trabalho, regulamentada pela Portaria n.º 3.214/78, através da NR 23 Proteção Contra Incêndios e no Estado de São Paulo pelo Decreto Estadual 56.819/11 que instituiu o Regulamento de Segurança Contra Incêndios das Edificações e Áreas de Riscos e está especificada na IT 17, combinada com a NBR 14.276 - Programa de brigada de incêndio e NBR 14.277 - Campo para treinamento de combate a incêndio, ambas da ABNT;
 Deve ser composta por uma porcentagem da população fixa por andar da edificação ou da área de risco que deve ser calculada conforme orientações da IT 17.

Segurança Contra Incêndio no Brasil


MODELOS DE DOCUMENTOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA BRIGADA


Check-list Inspeção Mensal

Cronograma de ações

Organograma brigada de incêndio

Ficha de inscrição brigada de incêndio

Avaliação de aproveitamento de treinamento

Plano de ação de brigada 

Fluxograma de ações

Ficha de inspeção de extintores

Memorial descritivo de prédio

Exames médico brigada de incêndio

Verificação de Recursos contra incêndio

Termologia de prevenção de incêndio

Instruções uso de mangueiras

Glossário de incêndio

Cartaz convite brigada

Etiquetas extintores


IT - Instruções Técnicas Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo
http://www.corpodebombeiros.sp.gov.br/?page_id=356

 IT - Instruções Técnicas Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais
http://www.bombeiros.mg.gov.br/component/content/article/471-instrucoes-tecnicas.html



             
             
O que não fazer em uma simulação Incêndio 


Incêndio Valero Texas 


Explosão de Gás em Reynosa
Estado de Tamaulipas - México

Modelo de Plano de Abandono


    FENÔMENOS DA COMBUSTÃO


B.L.E.V.E. (“Boiling Liquid Expanding Vapor Explosion”), ocorre em recipientes com líquidos inflamáveis sob pressão, explodindo devido à queda de resistência das paredes do cilindro.

BACKDRAFT, ocorre através de uma queima lenta e pobre em oxigênio, o fogo fica confinado por algum tempo, sem alimentação do comburente. Quando o comburente entra no local, ocorre uma explosão.

BOIL OVER, ocorre devido ao armazenamento de água no fundo de um recipiente, sob combustíveis inflamáveis, sendo que a água empurra o combustível quente para cima, durante um incêndio, espalhando-o e arremessando-o a grandes distâncias.

FLASHOVER, ocorre quando, na fase de queima livre de um incêndio, o fogo aquece gradualmente todos os combustíveis do ambiente. Quando determinados combustíveis atingem seu ponto de ignição, simultaneamente, haverá uma queima instantânea desses produtos, o que poderá acarretar uma explosão ambiental. 


SISTEMAS DE COMBATE À INCÊNDIO

Sistema  Gerador de Espuma de Alta Expansão

Sistema Supressão FM 200

Válvula de Dilúvio

Nenhum comentário:

Postar um comentário