domingo, 9 de fevereiro de 2014

Pense nisso!

Vivemos atualmente num período acelerado de mudanças e transformações tecnológicas, que se chama globalização. Um tempo que devemos quebrar os paradigmas. Precisamos lançar os nossos olhares ao horizonte alçando voos rumo a novas propostas e oportunidades. Este novo olhar surge hoje como um desafio necessário para nos tornarmos competitivos e continuarmos no mercado de trabalho.
Para isto, precisamos quebrar todos os paradigmas em busca do conhecimento, de novas técnicas, metodologias que reflitam sobre os fatores que nos fortalecem como profissionais. Devemos sair da zona de conforto em rumo à zona de conflito. É necessário buscar o conhecimento para diagnosticar e propor modificações substanciais e nos diferenciarmos entre os profissionais, os melhores de acordo com nosso juízo de valores e ética.
Em meu entender, não há uma forma única que dê conta de responder todas as nossas dúvidas. Mas quando buscamos novas tecnologias, metodologias, definições, novas práticas, estamos tentando perceber o processo do conhecimento e/ou desenvolvimento. Assim conseguimos provocar mudanças e ampliar nosso potencial quebrando os paradigmas.
Há anos venho buscando, construindo o conhecimento e como consequência, venho recebendo o reconhecimento profissional e pessoal e isso implica numa aprendizagem para a vida onde encontro a motivação, satisfação e a confiança para lidar com novas situações com as quais defronto todos os dias. Mas o que isso significaria se todo esse conhecimento ficasse guardado em minha mente e não compartilhasse. Infelizmente ainda é muito comum em nossa área de atuação, profissionais não compartilharem o seu conhecimento, experiências vividas com medo devido sua zona de conforto, medo da zona de conflitos.
Acredito que um dia iremos perceber que compartilhar e crescer andam de mãos dadas. A primeira sempre atendendo aos interesses da última e a ultima ditando regras para serem efetivadas no campo profissional.
Há quase dois anos resolvi criar o Blog Prevenção, compartilhando um pouco do meu aprendizado e conhecimento adquirido ao longo de minha vida laboral, bem como todo material que tenho recebido neste período, ainda tenho muito para compartilhar e disponibilizar aqui no Blog Prevenção.
Mas hoje tenho uma nova proposta para o Blog Prevenção, estou agregando a minha carreira profissional de Técnico de Segurança do Trabalho o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Portanto a partir de agora, irei abordar Prevenção e Segurança do Trabalho com foco na Gestão Ambiental e Sanitária. Tendo como base os conhecimentos que serão adquiridos no decorrer do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e a tendência lógica do caminho da mudança e evolução. É importante entendermos que esse momento de mudanças e evoluções contínuas vieram para ficar e devemos absorver isso da melhor maneira possível.



As oportunidades normalmente se apresentam disfarçadas de trabalho árduo e é por isso que muitos não as reconhecem.” 
Ann Landers

Nenhum comentário:

Postar um comentário